as crianças são seres eminentemente sociais, nascendo no seio de uma família, pertencendo a uma comunidade, imersas numa cultura. o contacto precoce com os objetos culturais é uma importante fonte de aprendizagem e de construção de significados, ao encontro da formação social da mente.
a interação e a experiência com arte, enquanto manifestação superior da cultura de uma comunidade, proporciona às crianças uma experiência única, contribuindo para consolidação dos seus quadros de referência, base a partir da qual se vai construindo a personalidade e o conhecimento.
a apropriação e integração da arte no quotidiano da criança decorre sobretudo das experiências às quais tem acesso: as rotinas em torno da participação e envolvimento com as experiências artísticas são, por este motivo, essenciais para que a criança conviva com a arte, integre estas experiências, criando um mundo interno enriquecido que lhe permitirá ir além da experiência concreta, alimentando a sua fantasia e criatividade.
miguel mata pereira (psicólogo - consultor pedagógico do biombo)
o que fazemos?
desde 2010, no biombo, apresentamos espectáculos de teatro e música assim como hora do conto encenada para bebés primeira infância (6 meses aos 6 anos).
os nossos objectivos
apresentar espectáculos cuidadosamente pensados e adaptados ao olhar dos mais pequenos.
explorar a ressonância da experiência teatral - através de sugestões de actividades a trabalhar com os bebés e crianças, antes, durante e no pós-espectáculo.
onde actuamos?
- vamos às escolas e eventos:
- presencialmente - através da venda de sessões.
- virtualmente - através da venda de um pacote vídeo, filmado profissionalmente e disponível para visualização online, durante uma semana.
o que define as nossas apresentações?
são adaptadas ao olhar dos mais pequenos e preparadas cuidadosamente por uma actriz e professora (joana capucho) em conjunto com um psicólogo educacional (miguel mata pereira).
valorizam a comunicação não verbal.
criadas a partir de pressupostos científicos onde a estimulação sensorial é tida como essencial na primeira infância (altura de grande plasticidade neuronal que permite a aprendizagem do meio envolvente).
procuram a simplicidade na sua forma estética.
permitem um diálogo com a imaginação, onde se explora a ressonância da experiência teatral - através de sugestões de actividades (disponíveis numa pasta virtual) para trabalhar com as crianças, antes, durante e no pós-espectáculo.
mais detalhes sobre objectivos artísticos aqui.
a equipa
informações práticas
duração
os nossos espectáculos têm a duração de 30 a 40 minutos.
número de alunos
- recebemos no máximo 30 alunos por sessão.*
- no mesmo período do dia (manhã ou trade) fazemos no máximo 3 sessões.
requisitos
as nossas apresentações exigem:
sala interior ou exterior.
tomada para ligar electricidade.
tapetes, mantas ou almofadas para sentar os bebés e crianças em meia lua.
alguns espectáculos poderão exigir ainda a utilização de uma sala com capacidade para escurecer, sem espelhos ou com dimensões específicas.
na a página espectáculos ficar a conhecer em detalhe os requisitos de cada projecto.
circular de envio aos encarregados de educação
+ sugestões de actividades
a circular de cada projecto para envio aos encarregados de educação ou afixar na instituição + as nossas sugestões de actividades para antes, durante e pós-espectáculos; serão enviadas por e-mail com a adjudicação de reserva.
sessões
- até 30 alunos | 1 sessão:
10h-10h40.
- entre os 40-60 alunos | 2 sessões:
09h30-10h10,
10h20-11h00.
- entre 70-90 alunos | 3 sessões:
09h30-10h10,
10h20-11h00,
11h10-12h50.
contabilizamos mais 30 a 40 minutos para montagens e desmontagens na sala de acolhimento.
valores
conheça os nossos valores para ano lectivo 2024/25 assim como os projectos disponíveis aqui.